Foto por: @icaroliv.drone

Simão Dias, denominada como Princesinha do Sertão, é reconhecida pelo seu conjunto urbanístico harmonioso e por ser o berço de famílias com sobrenomes importantes na política do estado. Localizada a aproximadamente 106 km da capital Aracaju, a cidade possui 42.578 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2023.Seu nome homenageia ao vaqueiro Simão Dias, que desbravou estas terras originalmente habitadas por indígenas Tapuias. O primeiro povoador foi conhecido como Simão Dias Francês, figura marcante na história da região.

O município ocupa uma área de 560,199 km² e abriga cerca de 77 comunidades. Está situado entre os rios Vaza-Barris (ao norte) e Piauí (ao sul), integrando a região fisiográfica do Oeste Sergipano. Faz divisa com os municípios de Pinhão, Macambira, Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde, além do estado da Bahia. Localizada na região Centro-Sul de Sergipe, às margens do rio Caiçá, Simão Dias é a terceira cidade mais alta do estado, o que a torna também uma das mais frias. Durante o inverno, as temperaturas podem variar entre 14ºC e 9,5ºC, proporcionando um clima agradável e diferenciado em relação a outras regiões sergipanas.

A principal atividade econômica é baseada na agricultura, com destaque para a cultura do milho, onde o grão recebeu o epíteto de "o ouro do sertão". Além de ser o maior produtor de milho da região, o município de Simão Dias apresenta proeminência na produção de abóbora, criação de ovinos da raça Dorper, avicultura robusta, comércio forte e franco crescimento industrial e turístico, por ser dotada de beleza e riqueza arquitetônica, tanto na cidade quanto nos povoados.


Centro de Memória Digital - Foto por: Diego diSouza

Comércio Local

Foto por: PMSD

O comércio local apesar de ainda está associado às feiras livres, ocorridas aos sábados e quartas-feiras, se estende por várias ruas e avenidas da cidade, com lojas diversificadas contendo grande variedade de produtos e preços acessíveis.

Igreja Matriz Nossa Senhora de Sant'Ana

Foto por: PMSD

A Igreja Matriz da cidade está localizada na Praça Barão de Santa Rosa e data do início do século XIX. Em 1724, o usineiro Manoel de Carvalho Carregosa mandou construir uma capela a pedido da esposa, Ana Francisca de Menezes, mulher muito religiosa. Surgiu como filial da Matriz de Nossa Senhora da Piedade de Lagarto. Somente em 1834, tornou-se Freguesia de Nossa Senhora Sant'Ana.

Praça Barão de Santa Rosa

Foto por: PMSM

A Praça Barão de Santa Rosa é uma das mais belas do interior de Sergipe e local de passeio e encontro da comunidade simãodiense. Nela, é possível contemplar a beleza clássica da paisagem urbana dos casarões que se constituem em patrimônio histórico da região.

Paróquia São Domingos de Gusmão - Povoado Triunfo

Foto por: @icaroliv.drone

O município de Simão Dias é formado por duas paróquias: A Paróquia Senhora Sant'Ana, localizada na sede da cidade, composta por 16 igrejas em sua regional e a Paróquia São Domingos de Gusmão, situada no interior, no Povoado Triunfo que fica 12km da cidade, composta por 22 igrejas na sua regional. O Povoado Triunfo é o maior e mais organizado do município. Além da forte religiosidade, destaca-se pelo seu comércio ativo e a grande visitação ao Rio da Feirinha. Há um marco histórico e cultural da comunidade um ponto simbólico que marcou o início do povoamento local. A fé, o comércio e a história fazem do Triunfo um dos pilares da identidade e do desenvolvimento de Simão Dias.

Centro de Memória Digital de Simão Dias Prof.ª Enedina Chagas

Foto por: Diego diSouza

O Centro de Memória Digital de Simão Dias Prof.ª Enedina Chagas é um novo espaço de interação social, cultural, educacional e de lazer para a população simãodiense e região, fortalecendo a atividade turística, assim como o resgate da cultura local.

Por meio de interatividade e tecnologia de última geração, o equipamento cultural preserva o patrimônio e a história, valoriza costumes e tradições e, principalmente, fortalece a atividade cultural do município de Simão Dias, ofertando um novo atrativo para a região Centro-Sul do Estado.

O Centro de Memória Digital contempla os seguintes eixos representados em instalações:

A Restauração; A Origem e a Política; Janelas do Tempo; Capa-Bodes; Painel Instagramável; Fototeca; Midiateca; Cine Theatro Ypiranga.

Endereço: Av. Coronel Loiola, 172 -- Centro -- Funcionamento de Terça a Sexta das 9h às 12h e das 14h às 17h; Sábado das 9h às 12h, Fone: (79) 3611-1297

Clube Cultural Caiçara de Simão Dias

Foto por: PMSD

Localizado ao lado do Centro de Memória Digital de Simão Dias, o Clube Cultural Caiçara compõe o novo complexo cultural do município de Simão Dias. Instalado no prédio histórico do antigo Mercado Municipal, o clube é uma nova opção de gastronomia, turismo e lazer para o município, sendo considerado um importante vetor de fomento da economia da região. O espaço inclui seis quiosques gastronômicos na praça de alimentação, Palco e Cinema Paulinha Abelha para apresentações artísticas e sessões cinematográficas, Casa do Artesão Simãodiense, Galeria de Exposições Temporárias Barbosa Guimarães, Memorial Paulinha Abelha e a sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Endereço: Av. Coronel Loiola, s/n, Centro.

Memorial de Simão Dias

Foto por: PMSD

Mantido pela Prefeitura de Simão Dias, o Memorial Municipal conta com um vasto e rico acervo cultural da história do município, com destaques para personalidades que foram evidenciadas ao longo dos anos em solo simãodiense.

Com 6 salas, o Memorial retrata a história de Simão Dias, com foco nos primeiros habitantes, vila e cidade; cultura Popular e Cordelteca; Personalidades da história jurídica e política; Registros fotográficos históricos; Memórias e história - objetos antigos e acervo - livros catalogados e antigos. Em todas essas salas estão expostas fotos, produtos artesanais, livros, literatura de cordel, objetos antigos, quadros, dentre outros.

O Memorial Municipal de Simão Dias também faz homenagens a personalidades ilustres do município, com a denominação das salas, a exemplo do Prof. Udilson Soares Ribeiro, José Gregório Ribeiro "Josa" O Vaqueiro Do Sertão, Josefa Matos Valadares (Dona Caçula), José Castro e Silva, Wilton Batista - Liu Artesão e Des. Gervásio de Carvalho Prata. Endereço: Praça José Barreto, nº 17. Centro.

Serra do Cruzeiro

Foto por: @icaroliv.drone

O Ponto Turístico Serra do Cruzeiro é um dos principais pontos turísticos de Simão Dias. Localizada a 6 km da cidade, trata-se de um mirante com 450 metros de altitude, de onde se pode apreciar uma vista panorâmica deslumbrante. O local dispõe de um percurso pavimentado e uma estrutura moderna, que inclui restaurante, estacionamento, um cruzeiro e a imponente imagem de Senhora Sant'Ana, com 9,5 metros de altura, voltada para abençoar a cidade. Ideal para passeios em família, contato com a natureza e práticas de excursionismo, a Serra do Cruzeiro proporciona momentos de lazer e aventura. Além disso, os fins de tarde no mirante, aliados à bela geografia local, criam um cenário encantador, atraindo cada vez mais visitantes e adeptos do ecoturismo.

Sítio do Alto

Foto por: PMSD

É uma comunidade quilombola a 8,2km da cidade, e um lugar a se conhecer, pois mantém tradições e saberes de grande importância para a construção da nossa identidade e nossa cultura.

Ao visitar o local, conhecemos um pouco da história da localidade, que é composta por cerca de 280 famílias, somadas à área vizinha do Pirajá de Baixo.

Tem como padroeiro São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada no dia 04 de outubro. Um outro local a ser visitado na área é onde está a árvore Coração-de-negro (Melanoxylon braúna), símbolo da comunidade e que, no passado, servia como ponto principal de passagem para povoados vizinhos e local de descanso de tropeiros.

Conta ainda com banco de sementes crioulas de feijão, milho, fava branca grande e pequena. Além disso, tem uma rica culinária baseada na agro biodiversidade.

Tem como principal manifestação cultural a dança de roda, que, segundo seus moradores, é oriunda do período da escravidão. Seus componentes apresentam-se em vários eventos realizados no estado de Sergipe.

Filarmônica Lira Santana

Foto por: PMSD

A Filarmônica Lira Santana, reconhecida como Patrimônio Imaterial e Cultural de Sergipe, é um dos maiores símbolos da cultura de Simão Dias, com mais de 130 anos de história. Ao longo das décadas, a orquestra tem resistido ao tempo, mantendo-se ativa e presente em todas as festividades importantes do município, levando alegria à população. Além de sua relevância cultural, a Filarmônica desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da cidadania por meio da música, incentivando novas gerações a darem continuidade a essa tradição. Para isso, oferece aulas instrumentais gratuitas à comunidade, garantindo o acesso à educação musical e fortalecendo seu legado.