Foto por: Secom TB

O município de Tobias Barreto está localizado no território Centro-Sul de

Sergipe, divisa com o estado da Bahia, a 129 km de distância de Aracaju, capital sergipana. Sua fundação ocorreu  entre 1599 e 1622. Seu primeiro habitante foi Belchior Dias Moréia, um dos capitães de Cristóvão de Barros, que chegou por aquelas terras logo após a conquista de Sergipe d’El Rey, por volta de 1599. Ele faleceu em sua fazenda, ao pé da Serra do Canine, em 1622.

A sede do município de Campos obteve foros de cidade pela lei nº 550, de 23 de outubro de 1909 e pelo decreto lei nº 377 de 31 de dezembro de 1943, passando a denominar-se Tobias Barreto, em homenagem ao ilustre filho da terra: Tobias Barreto de Menezes.

Atualmente a economia do município baseia-se na agricultura, como cultivo de milho e feijão, venda de gado de leite e de corte, e no comércio, possui com forte vocação para confecções de bordados, de pinturas e de cerâmicas. Conta também com um grande polo industrial, com fábricas de confecções em geral.

A cidade, chamada de Capital Sergipana dos Bordados, dispõe de excelentes restaurantes e pousadas que, devido ao seu grande comércio local, estão sempre acomodando turistas de todo o país. Sua população gira em torno de 48.040 hab (Censo IBGE 2020).


Tradição da Macaxeira - Divulgação

Tradicionalmente, às segundas-feiras, as famílias tobienses se reúnem para degustar uma deliciosa macaxeira com churrasco em suas residências, restaurantes e bares locais, tornando-se um costume cultural popular em Tobias Barreto e apreciado pelos visitantes.