Foto por: droneprime.aju

Quarta cidade a ser povoada no país, após Salvador, João Pessoa e Rio de Janeiro, detentora de uma praça com o título de Patrimônio da Humanidade atribuído pela Unesco, São Cristóvão foi a primeira capital de Sergipe, e seu invejável conjunto arquitetônico dista a poucos 18km da capital, no território da Grande Aracaju.

O visitante percorrerá ruas de pedras entre casarios, igrejas seculares, conhecerá a tradição do fabrico das queijadas, além de um rico e valioso acervo de arte sacra.

Com uma população de 95.612 hab. (Censo IBGE 2022), fundada por Cristóvão de Barros, em 1º de janeiro de 1590, desenvolveu-se, segundo o modelo urbano português, em dois planos: Cidade Baixa e Cidade Alta.  A Cidade Alta reserva aos seus visitantes um grande produto turístico de riquezas culturais, arquitetônicas e históricas.

Na Cidade Baixa, temos as tradições locais, com feira livre e culinária típica, oferecendo excelente opção turística.


Foto por: Heitor Xavier

São Cristóvão tem tradição na fabricação de queijadas, doce típico português que utiliza o coco e é fabricado em forno de barro e os deliciosos bricelets, biscoitos fininhos e crocantes com sabor de limão e laranja.

Queijadas

Foto por: Heitor Xavier

A queijada é um típico doce são-cristovense com sotaque português. Sabe por quê? Conta a história que os primeiros portugueses que aportaram na região trouxeram consigo o modo de fazer as guloseimas portuguesas fabricadas artesanalmente com queijo e finas camadas de doce embalados em uma forminha de farinha de trigo com leite. As tradições foram mantidas, mas o queijo foi substituído por um produto bem mais nordestino: o coco.  As queijadas são-cristovenses ganharam fama nacional, até mesmo por não levar queijo, mas o coco ralado embebecido por um sabor bem brasileiro. Podem ser encontradas na Casa da Queijada e em padarias locais. A Casa da Queijada fica na Praça da Matriz, nº 56.

Bricelets

Foto por: Luzia Teles

Os biscoitos no formato quadrado, de massa finíssima e originário da Suíça, chegaram a São Cristóvão resguardado pelas freiras carmelitas e até hoje é confeccionado na cidade. Feito em processo artesanal e delicado, numa prensa quente, a receita leva leite, farinha de trigo, ovos e açúcar e no Brasil acrescentou-se suco de laranja e a raspa de limão.

Hoje em dia, as irmãs do Lar Imaculada Conceição não são mais as responsáveis pelos delicados biscoitinhos que desmancham na boca. A produção ficou a cargo dos antigos funcionários do Lar Imaculada Conceição (onde hoje funciona a sede administrativa do município de São Cristóvão). E para continuar essa história foi criada a Casa dos Bricelets, localizada na rua Erundino Prado, número 16, Centro Histórico de São Cristóvão.

Horário de funcionamento das 8h às 17h (domingo a domingo). Contatos: (79) 9 8858- 7302