@sergipemeu

Distante 172 km da Capital Sergipana, Poço Redondo está situado na microrregião do Alto Sertão Sergipano, pertencente ao Polo do Velho Chico, possuindo 23 km de sua área banhada pelo fascinante rio São Francisco. Mas Poço Redondo não se limita apenas às maravilhas do Velho Chico. É também um gigantesco berço cultural nordestino, através do qual o município se destaca no artesanato em esculturas, nas rendas de bilro, nas artes cênicas, na música, no fenômeno social Cangaço e sua herança, como o xaxado, uma dança popular nordestina, originada no sertão nordestino, que era muito praticada pelos cangaceiros para celebrar as vitórias em batalha.

Com uma população de aproximadamente 30.880 mil hab (Censo IBGE 2020), uma área de 1 212,461 km² e com acesso pela Rota do Sertão, Poço Redondo possui diversos atrativos e um enorme potencial para as práticas de ecoturismo, turismo náutico, turismo rural, de aventura, cultural e de base comunitária.
 


Foto por: Silvio Oliveira

Cachoeira Bom Jardim

Foto por: Júnior Alves Dantas

A Cachoeira Bom Jardim, localizada na fazenda homônima é um excelente ponto de descanso e apreciação da natureza, possuindo uma queda d’água com cerca de 12 metros de altura, é um local convidativo para quem procura um refúgio da cidade grande.

Monumento Natural da Grota do Angico

Foto por: Silvio OLiveira

O Monumento Natural da Grota do Angico é uma organização ambiental administrada pelo Governo de Sergipe, localizado entre os municípios de Canindé do São Francisco e Poço Redondo, no Alto Sertão de Sergipe. São mais de 2.400 hectares de bioma protegido, compreendendo cactáceos, pequenos arbustos, flor de mandacaru, répteis e muita história para contar, principalmente, do Cangaço

O Centro de Convivência é a sede do MONA Angico e ponto de partida para trilhas. Conta-se que o Plano de Manejo, em sua caracterização florística, registrou a ocorrência de mais de 157 espécies nos limites da Unidade de Conservação, distribuídas em 108 gêneros e 45 famílias, ou seja, uma rica biodiversidade que algumas delas podem ser apreciadas na trilha. Também foram identificados mamíferos e aves, répteis e anfíbios. Há um mirante, e um dos cômodos da antiga fazenda Angico foi mantido.

Povoado Bonsucesso

Casarão Colonial datado de 1887 - @bonsucesso_encantos

Localizado as margens do rio São Francisco e distante 26 km de Poço Redondo, o povoado Bonsucesso é conhecido pela sua exuberante beleza e sua história. Nas proximidades da comunidade, existe a Ilha Belmonte que possui uma vista privilegiada do Velho Chico, além de um excelente banco de areia onde os turistas podem se refrescar e mergulhar nas mornas águas do rio.

Há poucos metros da Ilha Belmonte, é possível fazer mergulhos em tempos de cheia e avistar os restos da embarcação a motor Moxotó, naufragada em 1917. No povoado também se encontra o casarão em arquitetura barroca datado do século XIX.

 

Povoado Curralinho

Foto por: PMPR

Distante 14 km de Poço Redondo, o povoado Curralinho é uma histórica comunidade ribeirinha às margens do rio São Francisco, onde no século XVI, seu porto era ponto para atracação das embarcações que traziam alimentos, roupas e outros produtos.

Durante o percurso até o povoado, é possível parar em marcos históricos que contam sobre a passagem de inúmeros cangaceiros, como também do líder religioso, o beato Antônio Conselheiro, o qual em sua estadia no local teve fundamental importância, como a restauração da capelinha de Nossa Senhora da Conceição e o cemitério local.

Além da sua rica história, Curralinho é um excelente local para repouso à beira do Velho Chico, em um dos seus quiosques, enquanto se degusta um bom peixe

Serra da Guia

Foto por: Sandro da Guia

O povoado Quilombola Serra da Guia, na Serra Negra, fica localizado na divisa do estado de Sergipe com a Bahia. A Guia é o ponto de maior altitude do Estado, com cerca de 750 metros e área de mais de 9 mil hectares de mata tropical, o povoado é conhecido por sua cultura afro, como o samba de coco, oriunda de quilombos da região, como o Quilombo dos Palmares.

Há cerca de 42 km da sede do município e com cerca de 200 famílias moradoras na Serra da Guia, também é encontrada exclusivamente na região a espécie única de orquídea, a Laviafa.. O local é propício para a prática de turismo de aventura, ecoturismo e turismo de base comunitária, onde os visitantes poderão se deliciar com pratos típicos da culinária local.

Para conhecimento, a Serra de Itabaiana, no município do mesmo nome, é o segundo ponto de maior altitude atingindo 659 metros, e as serras da Miaba e Gongogi, o terceiro, apresentando altitudes de 600 metros.

Sítios Paleontológicos

Foto por: Manoel Belarmino

Em Poço Redondo há alguns pontos com potencial arqueológico, como o Sítio Paleontológico Tytoya, onde foram encontrados fósseis de animais da megafauna, como a preguiça gigante e outros mamíferos.

Também em Poço Redondo existem sítios arqueológicos, como o Morro das Letras e morros dos Mestres, onde é possível observar pinturas rupestres em grandes monólitos de civilizações que viveram na região há milhares de anos. Observam-se temas nos desenhos, como religião e astrologia.

Grota do Angico

Foto por: Silvio de Oliveira

Para chegar até lá, percorre-se uma trilha considerada de fácil grau de dificuldade, que deve ser guiada por um agente florestal e\ ou guia de turismo.

A Grota do Angico, local onde, em 28 de Julho de 1938, ocorreu o assassinato do Rei do Cangaço, Lampião; sua esposa, Maria Bonita e outros nove cangaceiros do grupo, fica a cerca de 17 km da sede do município, tendo uma trilha de 1,5 km pela caatinga até o local exato, em área de proteção ambiental.

O local virou um ambiente de homenagens, devoção e respeito, além de ser lá onde se concentram pesquisadores e admiradores do Movimento em torno da Missa do Cangaço, realizada todos os anos em julho, por familiares de Maria Bonita e Lampião.

Parques aquáticos

Foto por: Jorge Aragão

Nas proximidades do MONA Angico, existem dois parques ecológicos, o Cangaço Eco Parque e o Espaço Ecológico Angicos, que possuem uma excelente estrutura para os turistas visitantes da Grota do Angico, com piscinas naturais, brinquedos aquáticos, snack line, vasto cardápio da culinária local e regional, dentre outros atrativos, tudo iiso às margens do rio São Francisco, um verdadeiro oásis no meio do bioma Caatinga.

Memorial Alcino Alves Costa

Situado à rua Gustavo Mello, nº 7, no centro da cidade, o memorial resguarda a história do sertanejo Alcino Alves, três vezes prefeito da cidade, escritor, pesquisador, compositor, poeta e radialista. Também documenta os aspectos históricos, culturais e tradições dos sertanejos da região, incluindo seus aspectos de religiosidade, os fazeres e os costumes antigos, aspectos relacionados às revoltas sociais nordestinas, ao cangaço, à música de raiz, as tradições culturais e todo o percurso histórico que permitiu o desbravamento e a formação do sertão.