Foto por: Diego diSouza

Simão Dias é considerada a Cidade Pérola de Sergipe, pelo conjunto urbanístico harmonioso e pelo berço de famílias com sonoros sobrenomes políticos. Distante cerca de 106km da capital Aracaju e com uma população de 42.578(Censo IBGE 2023). Seu nome celebra um vaqueiro da região, é berço da família Carvalho, Déda, Chagas e Valadares, filhos que chegaram a ser governadores do Estado.

O município tem uma superfície de 560.199 Km², que fica entre os rios Vaza-Barris (ao norte) e Piauí (ao sul) e está situado na zona fisiografia do Oeste, limitando-se com Pinhão, Macambira, Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde e o estado da Bahia. A cidade localiza-se no território Centro-Sul do Estado, à margem do rio Caíca, é a terceira em altitude do Estado, portanto uma das mais frias de Sergipe, onde a temperatura fica entre 14ºC a 9,5ºC no inverno.

A principal atividade econômica é baseada na agricultura, com destaque para a cultura do milho, onde o grão recebeu o epíteto de ‘o ouro do sertão’. Além de ser o maior produtor de milho da região, o município de Simão Dias apresenta proeminência na produção de abóbora, criação de ovinos da raça Dorper, avicultura robusta, comércio forte e franco crescimento industrial e turístico, por ser dotada de beleza e riqueza arquitetônica, tanto na cidade, quanto nos povoados.


Filarmônica Lira Santana - PMSD

Filarmônica Lira Santana

A Filarmônica Lira Santana é um dos maiores patrimônios culturais de Simão Dias. A orquestra resiste ao tempo e marca presença em todas as festividades importantes do município para a alegria dos simãodienses.