Foto por: Jorgeane Borges

A cidade de Indiaroba está localizada no território do Sul do estado, a exatamente 100 km da capital, Aracaju, na região situada entre os rios Saguim, ao Norte, e o rio Real, ao Sul. Com uma população de 15.831 hab (Censo IBGE 2020), o nome Indiaroba tem origem indígena e significa Indaiá – uma espécie de palmeira de nome Andiroba - em tupi guarani, óleo amargo. A cidade tem como características a beleza de uma antiga vila de pescadores, aliada à riqueza cultural e religiosa, além de ter povoados rústicos com belas e atrativas paisagens.

Relatos históricos contam que os franceses foram os primeiros povos etnicamente europeus a aportarem na região e excursionarem pelo rio Real com a ajuda dos indígenas. A povoação era denominada “Feira da Ilha”, por causa dos comerciantes que levavam os produtos de Abadia, na Bahia, para comercializar na cidade. Posteriormente, o nome foi alterado para Terra do Divino Espírito Santo, depois, Indiaroba. Em 28 de março de 1938, deu-se sua emancipação política.

A região possui belezas e riquezas entre manguezais, que encantam visitantes curiosos por conhecerem cada canto do rico e extenso ecossistema, importante fonte de sustentação dos nativos que residem e sobrevivem de seus recursos.

Os atrativos consistem nos serviços fluviais com passeios de barco ou lanchas, com música ao vivo, pelo estuário dos rios Real e Piauí, ou seguindo para os distritos de Pontal, Terra Caída, Preguiça, com passeios para os atrativos dos municípios vizinhos: Estância e Itaporanga, a exemplo das praias do Saco, Ilha da Sogra, Ilha do Sossego ou Mangue Seco, já na Bahia.


Foto por: Jorgeane Borges

CARNAVAL

Foto por: PMI

O Carnaval cultural faz parte do calendário de festas da cidade de Indiaroba e é a principal festa dos povoados, principalmente, Terra Caída, atraindo muitos foliões e turistas para desfrutarem dos blocos de ruas, escolas de samba e shows de marchinhas com artistas da terra.


 

Festa de São João

Foto por: Jorgeane Borges

Tradicionalmente, os festejos juninos de Indiaroba acontecem todos os anos entre o período de 31 de maio, com a Salva Junina, 22 a 29 de junho iniciando com o Forrozão dos Estudantes, e na noite do São João shows com grandes bandas de forró atraindo um grande público das cidades circunvizinhas. Destaca-se por suas diversas atrações, entre as quais Samba de Coco, Quadrilha Junina, Lambe Sujo, Guerra de Buscapés, e a Queima de Mastro


 

Festa dos Pescadores e Corrida de Barco

Foto por: Jorgeane Borges

A Festa dos Pescadores de Indiaroba foi pensada e fundada em 1979, pelos pescadores e realizada nos dias 23, 24 e 25 do mês de dezembro. É um evento cultural e esportivo que tem como objetivo confraternizar um momento entre pescadores, marisqueiras, munícipes, turistas e visitantes. Fortalecendo o turismo local, valorizando a arte e a culinária, esportiva amadora dos pescadores e marisqueiras da região, como corrida de barcos a vela e de remo.

Festa de Nossa Senhora da Conceição

Divulgação

Nossa Senhora da Conceição, anteriormente, era a padroeira da cidade de Indiaroba e tem sua festa celebrada todo dia 8 de dezembro. Hoje é copadroeira, recebendo em suas novenas a visita ilustre dos padroeiros das comunidades e municípios circunvizinhos, inclusive, o Divino Espírito Santo, advindo de Abadia, município de Jandaíra, na Bahia.

Encontro de Caiaqueiros no Rio Real de Indiaroba

Foto por: PMI

Encontro de pescadores de caiaque, com o intuito de fomentar, divulgar e potencializar o ecoturismo e o turismo de pesca esportiva no município de Indiaroba, proporcionando lazer e confraternização entre os praticantes da pesca esportiva, contribuindo na geração de emprego e renda e de atrair para o evento a população local e visitante. É um evento que vai além do que se entende como uma simples prática da Pesca Esportiva e da Pesca Artesanal. É um momento de troca de experiências, de aprendizagem e, principalmente, do fortalecimento no que diz respeito aos cuidados com a natureza e o nosso meio ambiente. Todo o evento é organizado sempre num final de semana, entre os meses de setembro e outubro, de acordo com a tábua de marés, às margens do rio Real na Orla de Indiaroba