Foto por: @will_drone06

Itaporanga d’Ajuda é o destino certo para o turista que gosta de curtir regiões litorâneas e história do povoamento jesuítico no Nordeste. Com 30.419 mil hab (Censo IBGE 2020), o município está localizado a 31km da capital, localizado no território da Grande Aracaju, oferecendo aos seus visitantes pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, o mar da praia da Caueira e a fazenda Tejupeba, uma construção em área particular, mas de forte apelo histórico e turístico. O município também pertence à Rota dos Engenhos de Sergipe, através da qual disponibiliza a quem a visita, centenárias construções na zona rural (ver Santa Luzia do Itanhi)

Itaporanga também é polo industrial, por ser de fácil escoamento de cargas pela BR 101, mas, turisticamente, o litoral de Itaporanga d’Ajuda e remanescentes de engenhos fazem da região uma agradável surpresa. Recentemente também tem surgindo roteiros por braços de mangues e ilhotas, juntamente com o município vizinho, São Cristóvão. Com o aporte de um complexo náutico particular em uma das ilhas, Itaporanga desponta para o turismo náutico e de eventos.


Foto por: PMI

Nossa Senhora D’Ajuda

Foto por: Prefeitura

Uma das principais festas da sede municipal é a da padroeira de Itaporanga, Nossa Senhora d’Ajuda, celebrada no período de 24 de janeiro a 2 de fevereiro.

São João

Foto por: PMI

Os festejos juninos em Itaporanga ganharam fama e atravessaram os limites do estado, atraindo para a cidade, no mês de junho, grande número de turistas.  A cidade se enfeita para receber os visitantes e prepara uma arrojada programação que consta de shows com bandas, trios pé de serra e manifestações culturais.

Réveillon Vidam Náutico Clube

Entra na segunda edição em 2022 como um dos eventos mais aguardados do Nordeste, para quem gosta de shows nacionais com sistema all inclusive. A área verde à beira do rio Vaza-Barris proporciona uma virada do ano aconchegante com vários espaços nos moldes dos beachs clubs brasileiros.