Foto por: PMS

Nossa Senhora do Socorro está localizado no território da Grande Aracaju, a poucos 13 km da capital sergipana, é a segunda maior do Estado em população, em eleitores e economicamente, com uma população estimada em 183.628(Estimativa IBGE 2019). A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a secular Igreja Matriz, ricas manifestações culturais, além de belezas naturais, a exemplo das prainhas do Porto Grande, e do São Braz e da Floresta Nacional do Ibura. As iguarias culinárias também são destaques, atraindo pessoas de longe para apreciar os famosos camarões do povoado Calumbi, além de ser entrecortado por braços do rio Sergipe, aptos a serem descobertos turisticamente, em suas belas paisagens. A história de Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas um povoado, guardado em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época, pertencia ao município de Santo Amaro. Passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando, em seguida, a sua independência para voltar a ser povoado, desta vez da recém-criada Aracaju. Somente em 14 de março de 1868 o distrito alcançou a sua independência definitiva, transformando-se em Município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na Sede, é nos conjuntos habitacionais, que se localizam próximos à capital, que mora a maior parte da população. A partir da década de 80, Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos diversos conjuntos, bairros e povoados, deixando, inclusive, de ser uma cidade dormitório. Isso se deve à chegada de várias indústrias, lojas, e ao shopping, instalado no bairro Marcos Freire I.


Foto por: PMS

Festa da Padroeira

Foto por: PMS

A festa da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma das mais importantes do calendário municipal. É celebrada sempre no dia 2 de fevereiro. Na data, os fiéis participam de novenas, missa e da procissão, que reúne milhares de pessoas. É a mais forte manifestação religiosa da cidade.

Além da padroeira, Socorro também comemora a festa da copadroeira: Nossa Senhora do Amparo, que é celebrada no dia 15 de agosto, na Sede do Município. Já nos povoados e conjuntos habitacionais, são realizadas outras festas religiosas, a exemplo da festa de Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim), Nossa Senhora da Conceição (nos povoados Taiçoca de Fora e de Dentro), Menino Jesus (Parque dos Faróis), São João Batista (Conjunto João Alves Filho), São João Evangelista (Conjunto Marcos Freire III) e Bom Jesus dos Navegantes (Porto Grande).


 

Lavagem das Escadarias

Divulgação

Junto com a Festa da Padroeira, ocorre no dia 2 de fevereiro a Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  com cultos das religiões de matrizes africanas. No entanto, após a primeira edição da lavagem, que ocorreu em 2006, o evento ficou alguns anos suspenso. Há seis anos, porém, o ritual realizado pelos grupos de Umbanda, voltou a entrar para o calendário de eventos da cidade. O ato começa com a reunião de participantes de vários terreiros do Estado próximo ao rio Cotinguiba, no povoado Porto Grande, onde a água é recolhida. Em seguida, eles fazem a tradicional roda com cânticos para seguir com o cortejo até a sede do Município.

Forró Siri

Foto por: PMS

A festa é consagrada como um dos melhores São Pedro do Estado, chegando a atrair um total de mais de 120 mil pessoas por noite. A praça do evento é inicialmente montada na Sede do Município, e, posteriormente, na arena instalada na avenida principal do conjunto João Alves. O evento junino atrai, todos os anos, forrozeiros de várias partes de Sergipe e dos estados vizinhos para curtir a programação, que envolve atrações musicais de renome nacional, sem esquecer de valorizar a cultura sergipana e o talento das bandas socorrenses. Também se apresentam grupos folclóricos, a exemplo do tradicional Samba de Coco São Benedito.