imagem

Serviços de hospedagem e alimentação fechados, eventos cancelados, crise econômica, ausência de uma gestão da crise. A sensação de incerteza que se instaurou neste período de pandemia e isolamento social, colocou em evidência desigualdades e um cenário incerto sobre o que será do “novo normal”. Esse cenário estimulou nos pesquisadores e profissionais do turismo de Sergipe a compreensão de que é uma oportunidade para se reinventar e daí realizar a Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade.  

No período 10 de julho a 9 de agosto, empreendedores das áreas de alimentos e bebidas do estado de Sergipe farão pratos com os ingredientes definidos para cada semana. Os alimentos serão preparados dentro dos estabelecimentos privados, seguindo todos os protocolos de biossegurança, e o consumo desses produtos se dará nos domicílios e/ou nos espaços de trabalho.

O evento possui características de temporada, por poder manter um tempo estendido de execução e visa a valorização de elementos presentes no cotidiano dos sergipanos. Serão estimulados a participar do evento: bares, botecos, restaurantes, lanchonetes, docerias, cafeterias, sorveterias, hamburguerias, padarias, pizzarias, cooperativas, associações, chefs/cozinheiros autônomos e todo aquele estabelecimento comercial que possa produzir e fornecer pratos e produtos elaborados com elementos da gastronomia sergipana e possua serviço de delivery, talk away ou drive thru.

O evento é consequência de uma dissertação de mestrado, do Programa de Mestrado Profissional em Turismo (PPMTUR/IFS) que foi adequada ao contexto da pandemia da Covid-19. O projeto Temporada Gastronômica Sergipanidades: Sabores da Hospitalidade está embasado nos conceitos de economia criativa, visa valorizar o empreendedorismo e a criatividade, a partir de expressões culturais tracionais e os novos saberes/fazeres propostos pelos chefs/cozinheiros.

Esse evento está sendo proposto pelo Sebrae de Sergipe e pelo Projeto Sergipanidades, projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, vinculado ao Grupo de Pesquisas em Antropologia do Turismo (ANTUR/UFS), ao Mestrado em Culturas Populares (PPGCULT/UFS) e ao Departamento de Turismo (DTUR/UFS).

A perspectiva do menu é trazer as sergipanidades a partir da ênfase ao elemento regional a ser indicado, a composição de ingredientes locais e ao nome que será dado, que deverá fazer uma associação à cultura sergipana. Poderão ser oferecidos: entradas, petiscos, pratos principais, sobremesas, lanches, congelados e combos (caixas personalizadas com conjunto de itens locais, caixas personalizadas com entrada, prato principal e sobremesa ou menu degustação). As premissas deste evento giram em torno da valorização dos produtos e insumos locais, estímulo à criatividade e inovação para a gastronomia sergipana e a divulgação da cultura local para os próprios sergipanos.

Os estabelecimentos e empreendedores do setor de Alimentos e Bebidas (A&B) deverão inscrever-se junto à coordenação do evento, fornecendo informações e fotos dos pratos e/ou combos elaborados durante o evento, através do endereço eletrônico tempsergipanidades.wixsite.com/início. A cada semana haverá uma relação de elementos obrigatórios para compor as receitas. Os participantes poderão utilizar um, dois ou todos os elementos em seus pratos, levando em consideração a harmonização, as identidades sergipanas e a criatividade. No quadro abaixo, seguem os elementos obrigatórios para as três primeiras semanas. Na última semana, a proposta é que seja uma escolha livre para os empreendimentos e empreendedores de A&B.

 

1ª Semana

2ª Semana

3ª Semana

 4ª semana

Aratu

Galinha de Capoeira

Mangaba

Coco 

Bricelets 

  Jabá

 Carne do Sol

 Laranja

 Queijo Coalho

 Queijada

  Camarão

  Peixe

  Caju

 Castanha de Caju

 Tapioca

 Gastronomia

 Sergipana

 Escolha livre

dos elementos

 

Não será cobrada nenhuma taxa dos participantes, portanto, a inscrição é gratuita. Serão solicitadas as seguintes informações: 1 – Nome do estabelecimento de A&B e/ou do Chef responsável; 2 – Nome do Prato; 3 – Logo do estabelecimento e/ou Foto do Chef responsável; 4 - Três Imagens do prato ou combo participante; 5 – Ingredientes do prato ou combo apresentado; 6 – Valor do prato ou combo apresentado; 7 – Contato(s) com o estabelecimento comercial ou com a Chef responsável; 8 – Formas de Pagamento; 9 –Formas de Entrega dos produtos (delivery, drive thru, take away); 10 - Área de Abrangência das entregas (cidades e/ou bairros); 11 – Categoria (entrada, petisco, prato principal, sobremesa, combo, congelados); 12 - Dados pessoais e Endereço (CPF/CNPJ).

Antes e no decorrer do evento ocorrerão lives sobre os protocolos de segurança alimentar, cozinha-show, apresentado por chefs, criando e apresentando pratos com os elementos da semana, além da inclusão de lives com apresentações de artistas que atuam no cenário sergipano para contemplar a mudança da semana, sequência do evento e manifestação das sergipanidades. As apresentações virtuais poderão acontecer por meio de serviço de streams, como o Streamyard, podendo ser exibidos no Facebook (Temporada Gastronômica Sergipanidades), Instagram (@tempsergipanidades) e Youtube da página Sergipanidades. Vamos alimentar os sentidos, a alma, o empreendedorismo, a criatividade, os imaginários, a solidariedade, o sentido de pertencimento ao nosso querido Sergipe! É importante saborear pratos a partir de uma matéria-prima presente em Sergipe, como a mangaba, o caju e o coco. Chefs vão criar, transmitir receitas por meio das mídias digitais e divulgar produtores como as Catadoras de Mangaba, a Casa da Queijada ou a Casa dos Bricelets, por exemplo.

Esse projeto também é uma forma de o sergipano conhecer Sergipe e de colocar o destino turístico Sergipe em evidência no mercado. É possível fazer isso por meio das artes, da literatura, da história, da geografia, da música, da gastronomia, dentre outras.  A gastronomia local traz uma riqueza de elementos, fruto do de sua história, das relações, do trabalho dos produtores agrícolas, da tradição das feiras livres. A Temporada Gastronômica Sergipanidades é uma forma de manter ativa esta rede por meio do engajamento dos empreendimentos e empreendedores do setor de Alimentos e Bebidas do estado de Sergipe.

 

Denio Santos Azevedo

Dayseanne Teles Lima