Conhecida como “Lapinha do Sertão”, assim carinhosamente apelidada por D. Pedro II, quando este visitou o município em 1859. Caro leitor, estamos falando de Piranhas que se tornou um “gigante” destino turístico no sertão alagoano. Difícil encontrar alguém que não tenha ouvido falar da cidade, ou identificar quem não se encantou com o charme das casas coloridas, facilmente vistas no Centro Histórico. É gratificante conferir como a população soube preservar não só a memória, mas seu patrimônio, já que o território possui um dos conjuntos arquitetônicos mais conservados do país. E, não é à toa, que recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional concedido pelo IPHAN.
O local conta com uma boa infraestrutura para o turismo, ou seja, oferta várias opções de hotéis, pousadas e restaurantes, além de excelentes atrativos que rendem passeios inesquecíveis. A cidade é bastante animada, principalmente nos finais de semana. Vale ressaltar que antes da pandemia, bares e restaurantes agraciavam o público com música ao vivo e, em especial, muito forró. Por conta do enfrentamento da COVID-19, os empreendimentos estão com funcionamento de segunda a sexta, até às 22h, finais de semana e feriados, até às 20h. Programações em lagos, rios e similares estão com acesso permitido.
Querem saber mais? A novidade é que o destino ganhou recentemente o Selo Internacional Safe Travel de Turismo Seguro. Tornando-se a quarta cidade do estado a receber este título, resultado do trabalho em conjunto da atual gestão e o trade turístico que seguem aperfeiçoando os protocolos sanitários na ideia de proporcionar mais segurança ao público local e turistas. Inclusive, quero parabenizar o Dunen Hotel pela estrutura ofertada aos hóspedes e o formato do check-in via QR CODE. Sem contar na decoração super regional! Outro ambiente de puro charme é a Pousada O Imperador, conhecida como o metro quadrado mais aconchegante do Centro Histórico. Bom demais!
E o cangaço? Piranhas ficou conhecida nacionalmente por causa do cangaço. Muitas histórias sobre o bando de Virgulino da Silva, o Lampião, povoam a região. A partir de agora, seguem opções para explorar bem o destino baseado na cultura sertaneja. Aproveitem!
Foto: Secult Piranhas
Rota do Cangaço
Belíssimo passeio que sai do atracadouro de Piranhas com navegação pelo Rio São Francisco. A MFtur oferta várias embarcações para este atrativo que tem ponto de parada no Cangaço Eco Parque no qual, disponibiliza o acesso para a trilha ecológica da Grota do Angico (local que Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros morreram numa emboscada). É possível também, conhecer o povoado de Entremontes, através de uma embarcação menor. A visita permite que o turista conheça os bordados de ponto de cruz e redendê produzidos pelas artesãs do povoado, estes reconhecidos internacionalmente. O passeio da Rota do Cangaço tem duração de cinco horas e meia voltando para o atracadouro de Piranhas. Saiba mais: @rotadocangaco e @mfturcanyonxingo.
Cânion de Xingó
Atrativo super famoso sendo um dos maiores cânions navegáveis com belos paredões rochosos, esculpidos naturalmente, há mais de 60 mil anos. A partir dele é possível conhecer a Gruta do Talhado com uma embarcação de pequeno porte. O local é de extrema beleza, sem contar na tranquilidade que o ambiente possui. Os hotéis e pousadas da cidade disponibilizam várias opções de empresas especializadas neste roteiro.
Mirante do Talhado Olho D’Água do Casado
Situado no município vizinho, em Delmiro Gouveia, o Mirante do Talhado Olho D’Água do Casado é uma atração fantástica por meio de uma trilha de dificuldade com grau médio. A vista é deslumbrante! Mais informações: Cactur Receptivos (@cacturreceptivos).
Centro Histórico
Uma área bem bonita e organizada. Os principais pontos turísticos são: Museu do Sertão, Torre do Relógio, casarios antigos, Centro de Arte e Cultura, Estação Ferroviária e a Orlinha que reúne bares às margens do Rio São Francisco. Mais informações: @secult.piranhas.
Mirantes
Um dos mirantes se chama ‘Mirante da Igreja Senhor do Bonfim’ e o outro é denominado como ‘Mirante Secular’. Conhecer estes dois mirantes é essencial para entender o contexto da cidade e a forma como foi organizada, atrelada ao Rio São Francisco. São mais de 200 degraus que ao final do trajeto possibilita uma vista panorâmica do Centro Histórico e do Velho Chico.
Castanho
O empreendimento também está sediado em Delmiro Gouveia, voltado para Day-Use e hospedagem com muito requinte às margens do Rio São Francisco. A piscina de borda infinita em direção ao rio permite que o turista vivencie uma experiência incrível em pleno sertão! Mais informações: @restaurante_castanho.
Como chegar:
Piranhas está localizada a 284 km de Maceió, capital de Alagoas. Saindo de Aracaju, a viagem é bem tranquila com duração em torno de três horas e meia. O trajeto é de 210 km com duas possibilidades: BR-235 até Itabaiana e depois seguir pela SE-175, passando pelo município de Ribeirópolis e chegando em Nossa Senhora da Glória para pegar a SE-230, até a divisa de Canindé e Piranhas. Este percurso tem um grande fluxo de transporte de cargas, o que torna a viagem um pouco mais lenta. Por outro lado, as condições de pista são boas. Outra alternativa, é indo pela BR-101 passando pelos municípios de Riachuelo, Divina Pastora e Siriri, até a SE-230. Este acesso apresenta um tráfego mais tranquilo contudo, exige atenção pela quantidade de quebra-molas e pista sinuosa.
Onde comer:
Restaurante Dona Gui @donaguirestaurante, Restaurante e Deck Bar Caboclo D’Água @caboclodaguarestaurante, Cachaçaria Altemar Dutra (restaurante, pizzaria e sushi bar) @cachacaria_altemar_dutra, Restaurante Nossa Bodega @nossa_bodega, Flor de Cactus Restaurante @flordecactusr, Bares da Orlinha de Piranhas e o Cangaço’s Boteco @cangaco_botecos.
Onde ficar:
Pousada O Imperador @pousadaoimperador, Dunen Hotel @dunenhotel, Pousada Asa Branca @pousada_asa_branca, Pedra do Sino Hotel @pedradosinohotel, Hotel Aconchego do Velho Chico @hotelaconchegodovelhochico, Pousada Lampião Rio @pousadalampiaorio e Castanho Pousada @pousadacastanho.
Acontece no Turismo
Gol teve alta acima de 200% em oferta e demanda durante junho
A Gol divulgou, no último dia 05, os resultados prévios de tráfego do mês de junho. Os índices têm como base de comparação com o mesmo mês no ano passado. De acordo com relatório, a demanda para os voos cresceu 282% enquanto a oferta aumentou 260%. Neste período, a Gol transportou 1,2 milhão passageiros, o que significa aumento de 278% sobre junho do ano passado. Fonte: Panrotas.
Jogos Universitários aquecem o setor de hotéis, bares e restaurantes
A realização dos Jogos Universitários de Praia 2021 coincidiram com a flexibilização e abertura da economia em Sergipe. A competição envolveu atletas, técnicos e dirigentes de 20 estados do país, permitindo o aumento do fluxo de turistas na capital, além de aquecer a ocupação da rede hoteleira e movimentado bares e restaurantes. Os jogos tiveram encerramento no último dia 10 de julho e a competição aconteceu na arena montada na Praia de Atalaia, obedecendo os protocolos de segurança, sem a presença de público. Todos os envolvidos foram submetidos a exames RT-PCR e o cumprimento do uso de máscaras. A iniciativa teve a assinatura da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) e Federação Atlética de Estudantes em Sergipe (Faes), com o apoio do Governo do Estado. Fonte: Governo de Sergipe.