O Departamento Nacional do Sesc em parceria com o Sesc São Paulo inaugurou na última quarta-feira, 02/08, na galeria e arte da Unidade Belenzinho, na capital paulista, a exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro. O vernissage reuniu diretores regionais da instituição e profissionais do Sesc atuantes nas artes visuais.


O projeto apresenta 240 artistas negros de todo território nacional e configura-se como a mais abrangente exposição dedicada, exclusivamente, à produção de artistas negros, já realizada no país. 

De acordo com a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, que participou do evento acompanhada da coordenadora do Programa Cultura, Clarissa Barros, a exposição é fruto do desejo institucional de conhecer, dar visibilidade e promover a produção afro-brasileira. 

“Sergipe marca presença com três artistas sergipanos: Larissa Vieira, Davi Cavalcante, Rayanne Ellem e o icônico Arthur Bispo do Rosário (in memoriam). A representação sergipana é o resultado da residência artística on-line, promovida pelo Departamento Nacional do Sesc, que contou com mais de 450 inscrições e selecionou 150 residentes de todos os estados do país”, informou a diretora, ressaltando a importância de difundir e fomentar as artes visuais e as ações formativas.

A partir de 2024, parte da exposição Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro será incorporada ao projeto Arte Sesc e circulará pelo país nos próximos dez anos. Assinam a curadoria da exposição Igor Simões, Lorraine Mendes e Marcelo Campos.

Fonte e fotos: Sesc/SE