Diulgação

Desde a madrugada do domingo, 4, que o Aeroporto Internacional de Aracaju - Santa Maria, recebe as delegações de unidades da Apae de 24 estados do país para a disputa da 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes - edição nacional, que ocorre de 5 a 10 de dezembro.

Ao som de um tradicional trio pé de serra, gentilmente cedido pela secretaria de estado do turismo, as delegações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Goiás, Acre e Amazonas, já estão em solo sergipano. Todas as delegações devem estar em Aracaju até a manhã desta segunda-feira

Os integrantes de Manaus vieram com 19 atletas e 7 na comissão técnica. Para o coordenador de esportes, Paulo Emílio o evento é uma forma de oportunizar aos assistidos das unidades das Apaes de vivenciarem um momento único. “Estamos vindo de muito longe, e viemos para mostrar que não estamos aqui para passeio. Mas essa é sem dúvidas uma chance rara que a Apae está proporcionando aos assistidos de todo o país de conhecer outras culturas, maneiras de falar, clima. É um momento que ficará registrado na memória de todos nós.”

A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (5), às 19h, no Centro de Convenções AM Malls Sergipe. Na ocasião, teremos a cerimônia de abertura com show de artistas locais, apresentações da cultura sergipana, desfile dos atletas de 24 estados, que representam as mais de 2.200 unidades da Apae espalhadas pelo país, e o acendimento da Pira Olímpica.

Serão 5 dias de competição, onde os atletas participarão de 11 modalidades esportivas, sendo quatro coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society) e sete individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha).

Assim como a abertura, os jogos e competições serão abertos ao público que poderão levar sua torcida para os atletas apaeanos.

Sobre as Olimpíadas

A promoção das Olimpíadas Especiais da Apae - edição nacional tem como realizadora a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), também conhecida por Apae Brasil.
A competição é realizada desde 1973, e tem como objetivo estimular a ação e participação de atletas e profissionais através do esporte e lazer.
A primeira edição nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
A última edição do evento ocorreu em 2018, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.
Em Aracaju, as disputas serão nas dependências das Universidades Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes.

 

Por: Marcelo Carvalho