Espaço, que é Patrimônio Cultural de Sergipe e um dos principais cartões-postais do estado, volta a receber visitantes após obra realizada pelo Governo do Estado e Grupo Banese, através do Instituto Banese, com o apoio da Master Tintas

O Largo da Gente Sergipana, um dos principais cartões-postais de Sergipe e um dos mais importantes espaços de valorização da cultura popular do estado, foi reaberto para visitação nesta sexta-feira, 26. Após passar por um amplo processo de restauração das esculturas e revitalização da estrutura, o local foi entregue à população totalmente recuperado, preservando a função de homenagear as tradições populares e personagens que formam a identidade sergipana.

A reabertura foi oficializada durante cerimônia que contou com a presença da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, do Secretário de Estado da Cultura, Valadares Filho, da Secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, do presidente do Banese, Marco Queiroz, e do diretor-superintendente do Instituto Banese, Ademar Ribeiro, o arquiteto e urbanista Ezio Déda, idealizador do projeto do Largo, além de demais autoridades representantes da cultura e do turismo em Sergipe.

A obra foi realizada pelo Governo de Sergipe e Grupo Banese, através do Instituto Banese, com o apoio da Master Tintas, e teve como objetivo recuperar elementos artísticos e de estrutura que apresentavam desgastes decorrentes da ação do tempo, garantindo a conservação do patrimônio e a ampliação da vida útil do equipamento cultural, inaugurado há oito anos. Além da pintura das esculturas, a revitalização contemplou serviços de recuperação do deck, guarda-corpo, bancos, sinalização e iluminação, restabelecendo condições de conservação e garantindo mais segurança, acessibilidade e conforto aos visitantes.

Localizado às margens do Rio Sergipe, o Largo da Gente Sergipana reúne esculturas monumentais inspiradas em algumas das mais importantes expressões da cultura popular do estado. O espaço presta homenagem às manifestações culturais Lambe-Sujo e Caboclinhos, Chegança, Reisado, Cacumbi, Bacamarteiro, Taieira, São Gonçalo e os Parafusos, representados por esculturas com sete metros de altura, além do Barco de Fogo de Estância, que ocupa o centro do Largo.

Mais que um espaço público, o Largo da Gente Sergipana é um símbolo da memória coletiva e afetiva do povo sergipano. As esculturas transformam a cultura popular em uma experiência imersiva, interativa e acessível, despertando o interesse de moradores da cidade e de visitantes. Com a conclusão da obra, Sergipe passa a contar novamente com um ambiente voltado à educação patrimonial e ao fortalecimento do turismo cultural, neste que é um dos equipamentos mais visitados.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, reforçou a importância da entrega do Largo restaurado. “O Largo é um dos lugares mais visitados do nosso estado e agora está totalmente revitalizado. Então, parabéns ao Banese por se somar não só ao social, mas à cultura, à tradição, às riquezas do nosso estado. Nesse momento de vinda de tantos turistas, o Largo é um lugar para se conhecer histórias que representam nossos municípios e suas tradições, enfim, a nossa identidade”, destaca Érica.

O momento também foi prestigiado pelo Secretário de Cultura de Sergipe, Valadares Filho. “A restauração do Largo da Gente Sergipana é um símbolo da nossa identidade, da nossa sergipanidade, da valorização da nossa história. E o Grupo Banese como fomentador da cultura é exemplo mais uma vez da força que tem a cultura no nosso estado, com todo apoio do nosso governador Fábio Mitidieri”, relata Valadares Filho.

Para o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ademar Ribeiro, a reabertura do Largo representa um compromisso com a valorização da cultura. “O Largo da Gente Sergipana é um patrimônio que traduz a riqueza da nossa cultura popular. A restauração desse equipamento garante a preservação desse legado e devolve à população um dos mais importantes cartões-postais de Sergipe, plenamente preparado para continuar cumprindo sua missão cultural e educativa. Essa entrega é um resultado da união de esforços entre o Governo de Sergipe, o Grupo Banese e a Master Tintas alinhados nesse compromisso de valorizar a nossa sergipanidade”, destacou Ademar.

Também estiveram presentes na cerimônia representantes dos grupos culturais homenageados no Largo. Dona Marilene, mestra do Reisado de São José, em Japaratuba, manifestou sua alegria ao ver o Largo restaurado. “É maravilhoso ver nossa cultura sendo cuidada. O Largo da Gente Sergipana é lindo e não pode acabar nunca. Estou feliz pelo convite aos grupos para estarem aqui. Não existe coisa melhor do que ver a nossa cultura nesse tamanho todo. A palavra de hoje é gratidão”, conta dona Marilene.

A turista de São Paulo, Judite Oliveira, expressou a alegria em encontrar o Largo revitalizado. “Moro em São Paulo, mas tenho sangue nordestino. Meus pais são de Ribeirópolis, aqui em Sergipe. Estou passando momentos maravilhosos, conhecendo a cultura do estado, e estou encantada com o Largo da Gente Sergipana. Fiquei muito feliz em saber que ele foi recuperado, e que podemos apreciar as esculturas assim, com as cores vivas e vibrantes. Parabéns pelo trabalho de conservação, porque não basta construir o espaço, é preciso preservar tudo aquilo que conta a nossa história”, destacou Judite Oliveira.  

 

 Fonte :Ascom Grupo Banese