Sergipe foi sede do Enacor em 2024 e, este ano, participa do maior evento sobre infraestrutura de transportes do país que acontece em Goiânia (GO) / Foto: Autimira Menezes/Setur

Com estande próprio, Estado divulgará destinos, experiências e atrativos para cerca de 2.500 participantes de todo o país e do exterior

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), participa do 28º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor 2026), realizado entre os dias 22 e 25 de junho, no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Com estande próprio, Sergipe aproveitará a visibilidade do evento para divulgar os principais atrativos turísticos e os avanços em infraestrutura viária a um público estimado em 2.500 participantes, entre representantes de órgãos públicos, empresas, universidades e especialistas das áreas de infraestrutura, logística e transportes de diversas regiões do Brasil e do exterior.
 
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, a participação no encontro representa uma oportunidade estratégica para ampliar a promoção do destino Sergipe. “Estaremos presentes em um evento de grande alcance nacional, mostrando as potencialidades do nosso estado e fortalecendo a imagem de Sergipe como um destino acolhedor, seguro e repleto de experiências autênticas. Será uma oportunidade de apresentar nossas belezas naturais, nossa cultura, gastronomia e infraestrutura turística a um público diversificado e formador de opinião”, destacou.
 
Durante os quatro dias do evento, a Setur apresentará destinos consolidados e em ascensão no estado, a exemplo da Orla da Atalaia e da Croa do Goré, em Aracaju, do Cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, da Praia do Saco, em Estância, além do patrimônio histórico e cultural de São Cristóvão, quarta cidade mais antiga do país. Também será divulgado o maior São João à beira-mar do Brasil, com o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, no estado mais seguro do Nordeste. O objetivo é ampliar a visibilidade do estado e estimular novos fluxos turísticos, reforçando Sergipe como um destino que reúne natureza, cultura, história e hospitalidade em um território de fácil acesso e grandes experiências.
 
O diretor-presidente do DER/SE, Anderson das Neves, disse estar muito feliz pelo fato de, em mais um ano, o DER/SE participar do Enacor e apresentar os avanços da infraestrutura viária de Sergipe, a qual alcançou um feito notável no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), sendo o 2° estado com maior crescimento em competitividade do país. "Ainda no ranking, Sergipe manteve a liderança regional, sendo o 1º no Nordeste em infraestrutura, e conquistou o 2º lugar no país, quando o assunto foi qualidade das rodovias. É muito honroso acompanhar esse reconhecimento e continuar trabalhando em favor de uma malha viária ainda mais segura para a população. Esse é o nosso trabalho e ele não para" declarou.
 
De acordo com Anderson das Neves, o Governo do Estado tem realizado um investimento histórico em infraestrutura viária, destinando, por meio do programa Pró-Rodovias, mais de R$ 1,5 bilhão para implantação, pavimentação e restauração de rodovias estaduais. "Como exemplo, cito a obra de duplicação da Rodovia SE-220, em Aquidabã; além da implantação da Rodovia SE-175, a intitulada Rota do Leite, no povoado Jibóia, em Gararu, cuja primeira etapa já foi entregue. Também destacamos intervenções que fortalecem o turismo sergipano, como as melhorias na SE-100 Norte, que ampliam a segurança e facilitam a trafegabilidade ao longo do litoral norte do estado, além da pavimentação com intertravado na Prainha, em Canindé de São Francisco, valorizando um dos principais destinos turísticos do sertão sergipano", evidenciou.
 
Além do Enacor, o Centro de Convenções de Goiânia também sedia simultaneamente a 51ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 7ª Expo Enacor RAPv. Os eventos são promovidos pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem, pela Associação Brasileira de Pavimentação e pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes, reunindo especialistas para debater inovação, tecnologia, mobilidade e infraestrutura de transportes.

 

Fonte: Ascom Setur/SE