São Cristóvão conquistou um reconhecimento inédito, sendo o único município do interior de Sergipe a receber oficialmente o selo de Município Turístico na nova categorização do Mapa do Turismo Brasileiro, lançada pelo Ministério do Turismo (MTur). A atualização da metodologia, feita em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), foi apresentada durante o II Seminário Nacional de Regionalização do Turismo, e representa não apenas o reconhecimento pelos investimentos da Prefeitura no aquecimento do turismo na cidade, mas também uma possibilidade de ampliar oportunidades para desenvolvimento econômico e cultural.

O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta estratégica que orienta políticas públicas, investimentos e ações para qualificar a gestão e o planejamento da atividade turística em todo o país. Com a modernização do sistema, os municípios passaram a ser divididos em três categorias: Município Turístico, Município com oferta turística complementar e Município de apoio ao turismo. Nesse novo formato, São Cristóvão foi enquadrada na categoria Município Turístico, que concentra o maior fluxo de visitantes e reúne os principais atrativos e serviços da região, sendo a única do estado a conseguir entrar na categoria além da capital. 

Casa dos Saberes e Fazeres/ Foto: Dani Santos

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, a conquista reforça a posição estratégica da cidade no cenário regional e nacional, em especial por abrigar a Praça São Francisco, Patrimônio Mundial da UNESCO. “Além disso, o título amplia nossas possibilidades de acesso a políticas públicas, investimentos e linhas de financiamento voltadas à infraestrutura turística, capacitação e promoção do destino. Para a economia local, esse status pode significar maior geração de emprego e renda por meio do turismo sustentável, ao mesmo tempo em que reforça a preservação da identidade cultural sergipana e o protagonismo de São Cristóvão no cenário turístico do Nordeste”, explicou.

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho/ Foto: Dani Santos

Até então, a classificação dos municípios levava em conta apenas cinco variáveis relacionadas à economia do turismo, como número de meios de hospedagem, visitantes domésticos e internacionais e arrecadação da hotelaria. Agora, a nova metodologia incorpora indicadores técnicos mais amplos, alinhados à Lei Geral do Turismo e ao Plano Nacional de Turismo 2024-2027, garantindo maior precisão no diagnóstico do setor. 

Bica dos Pintos/ Foto: Clara Dias

Esse resultado é mais uma forma de consolidação do conjunto de ações estratégicas realizadas pela Prefeitura de São Cristóvão para destacar a Cidade Mãe de Sergipe aos olhares do estado e do país. O trabalho desenvolvido nos últimos anos inclui a requalificação de espaços, valorização da arte local e realização de grandes eventos. A gestão municipal investiu na recuperação de rodovias e pontos históricos, criando áreas de convivência e lazer que reforçam a identidade cultural da cidade. 

Ao mesmo tempo, o município fomentou também oficinas e projetos para artistas, além de promover iniciativas como o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), a Romaria do Senhor dos Passos e a Rua Gastronômica, esta última realizada todos os fins de semana. O resultado foi o aumento do fluxo de visitantes, a movimentação da economia criativa e a geração de emprego e renda, fortalecendo o turismo de forma sustentável e aproximando a população de suas próprias tradições. Assim como seu patrimônio histórico, a cidade é reconhecida pela força da cultura popular, do artesanato e da gastronomia, elementos que fortalecem sua posição como destino cultural no Nordeste.

Rua Gastronômica/ Foto: Dani Santos

A lista completa com a nova categorização pode ser acessada em  www.mapa.turismo.gov.br.

 

Publicado por: Clara Dias

Fonte: Prefeitura de São CRistóvão