
Evento promovido pela Desenvolve-SE e Setur reuniu lideranças locais para debater o desenvolvimento estratégico do turismo no estado
A segunda parada dos workshops para a elaboração do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos chegou a Canindé de São Francisco, na última sexta-feira, 4. O evento, realizado pela Agência Desenvolve-SE e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com a consultoria da Urban Systems, reuniu gestores, empresários e representantes da sociedade civil para discutir as oportunidades e desafios do turismo na região.
Canindé de São Francisco é um polo turístico sergipano conhecido pelo Cânion do São Francisco e pelo Complexo de Xingó, que oferecem ecoturismo e aventura com passeios de catamarã e trilhas. O município também se destaca pela cultura local, expressa no artesanato e na gastronomia típica. O turismo na região tem impulsionado a economia, gerando empregos e valorizando o patrimônio natural.
O diretor Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, reforçou que o objetivo é transformar Sergipe em um destino completo. “Canindé foi a primeira cidade fora de Aracaju onde realizamos este trabalho de consultoria. A equipe esteve no município durante o final de semana e, nesta semana, ainda teremos Itabaiana, Estância e Pacatuba. Todas as regiões do estado serão visitadas e catalogadas, com seus atrativos e potenciais, para podermos realmente desenvolver um plano que eleve o turismo no estado de Sergipe a um novo patamar”, explica.
O prefeito de Canindé de São Francisco, Machadinho Barbosa, destacou a importância da chegada do projeto Desenvolve-SE ao município, fruto de uma parceria com a consultoria Urban Systems, cujo objetivo é identificar áreas estratégicas para novos investimentos. “Quero agradecer ao nosso governador Fábio Mitidieri, por trazer esse projeto para Canindé. É uma iniciativa que fortalece nosso potencial como berço turístico e cidade de oportunidades. Temos um enorme potencial a ser explorado, e com essa parceria, damos um passo importante para alavancar o desenvolvimento da nossa cidade”, afirma.
Para o gestor de turismo, Genilson Aragão, a iniciativa de reunir os atores do setor turístico da região ajuda a entender o que funciona bem e o que pode ser melhorado. “Acreditamos que a parceria público-privada tem uma importância muito grande. E é ótimo ver que a Desenvolve-SE está trazendo essa agenda com novidades e propostas que realmente podem favorecer o desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo em Canindé”, ressalta.
O empresário Júnior Brasil, que atua em Canindé de São Francisco há cerca de 30 anos, destacou a importância da integração entre o Governo do Estado, o Município e os empreendedores locais para o desenvolvimento do turismo na região. “Essa parceria é de extrema importância para o desenvolvimento da nossa cidade. Acredito que esse workshop representa um passo significativo nesse sentido. Com ele, quem ganha é o turismo, quem ganha é Canindé, quem ganha é Sergipe”, frisa.
Para o secretário de Turismo de Poço Redondo, Manuel Belarmino, o workshop é um momento estratégico para discutir o fortalecimento do turismo na região do Alto Sertão Sergipano. “Temos uma diversidade de empreendedores: donos de pousadas, hotéis, restaurantes, barqueiros, canoeiros, doceiras, artesãos e comunidades que acolhem com carinho os turistas. Esse é um momento fantástico. Acredito que este workshop trará bons resultados, para podermos fortalecer as políticas municipais e regionais de turismo aqui no Vale do São Francisco, em Sergipe”, pontua.
Distante 20km de Canindé de São Francisco, o município de Poço Redondo tem vários atrativos turísticos, especialmente relacionados ao Cangaço, que ainda desperta o interesse de pesquisadores e visitantes, como a Gruta do Angico. Há também atrativos naturais e culturais, como o Rio São Francisco, que percorre mais de 23km no município, a Praia da Água Doce, as tradicionais vaquejadas e manifestações como a “Pega de Boi no Mato”. A região abriga ainda quilombos e a Serra da Guia — ponto mais alto de Sergipe — com trechos de Mata Atlântica e espécies nativas como orquídeas.
Workshop
Na mediação do workshop, a Urban Systems utiliza a matriz SWOT como metodologia principal de diagnóstico. Esse método permite uma análise aprofundada dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças de cada destino turístico. É adotada a segmentação dos perfis turísticos, visando compreender diferentes necessidade e expectativas; discussões colaborativas e levantamento de estratégias, abordando temas como infraestrutura, capacitação de mão de obra, sustentabilidade e fomento à economia local.
Essa abordagem garante que o plano estratégico seja desenvolvido de forma integrada e alinhada às características e vocações de cada município. Além disso, a equipe técnica realiza visitas in loco para validar as discussões e coletar insumos adicionais, garantindo que o plano final seja baseado em evidências e demandas reais.
Próximos passos
Após concluir a visita técnica em Canindé de São Francisco, a equipe segue para Itabaiana (07/07), Estância (08/07) e Pacatuba (10/07), onde novos workshops serão realizados.
O Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos, com projetos prioritários para todo o estado, deve ser concluído até novembro de 2025. Ele será um importante instrumento para a captação de investimentos nacionais e internacionais, tanto público como privado, a ser executado pela Desenvolve-SE. Além de transformar Sergipe em um destino turístico mais estruturado e atrativo para visitantes.
Fonte: Ascom Desenvolver-SE